Laticínios

Motivos para não se consumir laticínios:

- À semelhança de qualquer outro mamífero, as vacas, cabras, ovelhas, búfalas e jumentas só dão leite para alimentação dos seus filhos recém-nascidos. As fêmeas usadas na produção de leite (sejam elas vacas, cabras, ovelhas, jumentas ou búfalas) só geram leite com o nascimento das suas crias. Por isso, para manter uma produção quase ininterrupta de leite, as fêmeas são repetidamente forçadas a engravidar (estupradas através de inseminação artifical) e a dar à luz.

- Quando um bezerro, cabrito, cordeiro, filhote de búfalo ou filhote de jumento nasce, ele é tirado da própria mãe dentro de 24 horas, se não for imediatamente. O principal motivo do filhote ficar longe da mãe é para que ele não beba o lucro do pecuarista, caso contrário, o filhote irá beber o leite reservado para consumo humano. Alguns pecuaristas que se dizem "humanitários" até deixam os filhotes alguns dias com as mães mas usam um anel de desmame que impede o filhote de mamar e os alimentam com uma fórmula, depois de alguns dias ele é separado da mãe para ser vendido.

- Muitos destes filhotes, considerados um subproduto da produção de leite, são mortos logo após o nascimento por não terem interesse econômico. Outros são mortos mais tarde para serem vendidos como carne de vitela, borrego, etc. Parte das fêmeas nascidas fica na exploração para substituir as mães que, ainda numa idade jovem, ficam esgotadas e são também elas encaminhadas para um qualquer matadouro.


- Bezerros machos quando não são mortos assim que nascem, são vendidos para fazendas de vitela onde eles são confinados em um espaço onde não podem se movimentar e são alimentados com uma alimentação líquida hipercalórica e pobre em ferro para que a carne fique macia e branca e para que engordem rapidamente. Para que sejam forçados a comer o máximo possível, nenhuma outra fonte de líquido é fornecida, fazendo com que comam mesmo quando têm apenas sede. Entre os 3 e 5 meses de idade eles são abatidos.

- Uma prática cruel que muitas vacas leiteiras e outras fêmeas usadas para produzir leite enfrentam é ter suas caudas removidas sem anestesia pois alguns pecuaristas acreditam que isso mantém as glândulas mamárias limpas. As vacas, búfalas e cabras também têm seus chifres arrancados ou queimados sem anestesia. É comum vacas leiteiras e outros animais explorados para produção de leite terem mastite por causa da máquinas de ordenha.


- As fêmeas usadas para produzir leite assim que não conseguem mais produzir uma quantidade lucrativa de leite são enviadas para o abate. As vacas por exemplo viveriam naturalmente cerca de 18 a 22 anos. Porém, na indústria dos laticínios elas vivem em torno de 5 anos de idade. Após cerca de 5 anos, ela já não é tão rentável quanto vacas mais jovens, então ela é enviada para o abate, o mesmo acontece com as fêmeas de outras espécies exploradas para produzir leite, todas são enviada para o abate assim que não são mais rentáveis.

- Humanos não precisam consumir leite de outras espécies, portanto explorar animais para produzir leite para consumo humano é anti-ético, nenhum animal deve ser explorado, nenhum animal existe para nos servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.